CASA NOVA!

fevereiro 20, 2011

Cansei das frescurites do WordPress, mudamos para o BLOGGER.
Novo endereço é http://www.familyaround.blogspot.com , te espero por la!

Beijos

Ingrid

O filhotinho nasceu no Brasil e por conta disso não tive Licença Maternidade, apenas a Parental, as informações sobre os direitos de mamães e papais na Holanda eu consegui com amigas e no site oficial do Governo.

Aqui na Holanda a “zwangerschapverlof” – Licença Maternidade é basicamente como no Brasil, por lei toda mulher que trabalha (independente do numero de horas) tem direito a 16 semanas de licença, sendo minimo de 4 semanas antes da data prevista para o parto, (a empresa que não respeita licença pré parto pode ser multada) e 12 semanas após o nascimento, em casos de complicações pós parto o médico pode estender a licença e se houver acordo com o empregador a futura mamãe pode conciliar a licença com as férias por exemplo.

Pós parto as mães tem direito a um beneficio do governo -“uitkering” (WAZO e ZEZ para as independentes), que também é válido em caso de adoção. O valor do “uitkering” depende do seu salário. O valor máximo – em proporção ao seu salário – pode chegar à 179,90€ (dagloon) por dia.

Desde 2008 o governo Holandês está discutindo a possibilidade de aumentar a licença a maternidade de 16 para 18 semanas, mas nada ainda foi decidido.

Licença Paternidade – “kraamverlof” – Os pais tem direito a 2 dias livres, esses dias são remunerados e devem ser tirados após o nascimento do bebe.

Licença Parental – “Ouderschapverlof” – Pais e mães de crianças até 8 anos tem direito a horas extras para o cuidado com os filhos, para ter o numero exato de horas livres o empregador deve multiplicar as horas trabalhadas por 26, por exemplo, se a pessoa trabalha 40 horas por semana ela terá 1040 horas livres, não existe uma lei que obrigue as empresas a pagar por essa licença porém funcionários públicos recebem 67.5% de remuneração.

Para obter essa lincença o empregado deve ter mais de um ano de casa e as horas devem ser negociadas com o empregador, no nosso caso o namorido tem licença remunerada e usa as horas para as visitas ao pediatra, os dias que pokbunny precisa de atenção dupla e coisas do tipo, uma amiga mãe de dois filhos passou meses trabalhando apenas 3 semanas por mes e agora o marido dela trabalha apenas 4 dias por semana, é um modo de estar sempre presente na vida dos pequenos sem se complicar no trabalho, eu acho ótimo!

Para informações mais detalhadas ou atualizadas (leis vivem mudando, vocês sabem), eis a minha fonte.

http://www.rijksoverheid.nl/onderwerpen/verlof-voor-ouders

Para saber como funciona nos outros países segue o link do post das outras mamães do nosso grupo:

Argentina – Carol

Canadá – Ana Paula

Espanha – Vanessa

Estados Unidos – Paula

França- Carine

Inglaterra – Carol

Irlanda – Karine

Inglaterra – Claudia

Irlanda – Nivea

Itália – Daniela

Itália – Joice

Mónaco – Roberta

Suiça – Carla

*Conheci o Blogagem Coletiva em uma visita ao blog da Daniela, achei super util e interessante, mães de diversos países uma vez por mês postam em seus blogs sobre um determinado assunto, o tema é escolhido através do grupo no Facebook, a participação é livre, e na data escolhida as mamães devem explicar como a coisa rola no país onde vive, legal, não?!

Chair Harness

fevereiro 18, 2011

Pok tá cada dia mais IMPOSSIVEL, agora ele faz manha, faz as mais variadas carinhas (de amor, de dó, de medo, de surpresa e de coelhinho) e o pior só para quieto quando ta dormindo, assim mesmo as vezes acontece de ficar atravessado!

Depois da queda do berço eu fiquei com medo do cadeirão (aquela pra alimentar o bebe), já ouvi diversos relatos sobre crianças que tombam com cadeira e tudo, Pok tem potencial pra isso, nessa última semana eu tava colocando ele dentro do tummy tub pra poder dar papinha, sim minhas amigas, a que ponto chegamos… ele não parava mais no bebe conforto e o balde foi minha unica saída, deu certo, certissimo mas convenhamos que não dá pra ficar no balde pra sempre, então resolvi tentar o chair harness, já estava namorando há algum tempo, inclusive postei na minha listinha de modernidades aqui no blog.

Chegou ontem e como era hora da papa de fruta fomos direto testar, APROVADISSIMO, ele adorou e nós também, é prático, seguro e super confortável, pokbunny era só sorrisos sentado na mesma cadeira que papai e mamãe usam, super recomendo, o bom é que dá pra levar pra todos os cantos, é como se fosse um “cadeirão” movel, não importa onde estiver o bebe vai sempre poder sentar bonitinho pra comer, fica a dica! =)

No BALDE!

Chega de BALDE!


PS: Meu chair harness foi comprado na amazon.co.uk

Novos Sabores…

fevereiro 17, 2011

Sou do tipo que nunca neguei provar novos sabores, desde que é claro não inclua sangue (tipo molho pardo) animais exoticos, partes não tradicionais (cerebro, testiculos…) e não tenha miudos (rins, figado), é eu sou carnivora mas bem seletiva nessas horas… ao contrário do namorido e familia (exceto o cunhado), que não recusam um coraçãozinho, figado ou pescocinho de galinha.

Desde o inicio do namoro deixei claro minhas preferencias e desde então da nossa cozinha só sai delicias, vira e mexe o Károly prepara algo, ele adora cozinhar, melhor ainda se é alguma comida hungara, na nossa última ida pra Hungria trouxemos temperos, queijinho defumado (que é IGUALZINHO o nosso do brasil), salames e algumas linguiças (que tb fica divino no feijão ou na lentilha) já pra garantir a originalidade nas receitas, de acordo com ele isso é essencial para o sucesso do prato! haha (engraçado que ele nunca reclamou da feijoada com feijão enlatado do suriname, linguiça hungara, bacon holandes, costelinha irlandesa…)

Ontem como estavamos preguiçosos foi Goulash soup, que ficou otimo como sempre, ja estavamos terminando o jantar qdo pokbunny começou a “pular” querendo atenção, papai coração de manteiga não resiste nunca e dois segundos depois lá estava pok na mesa conosco, literalmente BABANDO diante do prato do pai, Károly me olha e pergunta se pode dar um pouquinho, só pro menino não ficar com vontade, eu digo que sim, tava DUVIDANDO que pok ia gostar, sei la, conheço tantos adultos que não gostam de goulash… pois ele GOSTOU e quis mais hahahha, é a metade hungara falando mais alto disse papai suuuuuuuper orgulhoso do seu pequeno, eu ainda fiquei pensando “mato o Károly se esse menino passar mal a noite”, felizmente não deu nada, ele dormiu feliz e de barriguinha cheia, pokbunny comeu feito gente grande! =)

Eu adoro esses momentos, adoro ter o Károly tão presente em nossas vidas, ver a paixão e o carinho que tem por nossa familia, a alegria dele vendo o filhotinho comendo e gostando algo que ELE preparou, uma comida tipica do pais dele, me deixou com os olhos marejados (mãe booooba), logo depois do jantar ele correu ligar pros pais pra contar a novidade e dizer que na nossa próxima visita teremos mais um prato na mesa pois o goulash ja foi aprovado!

O primeiro bocado de Goulash


hmmm gostoso papai!


Como diz o ditado "barriga cheia, pé na areia.." la, se foi pokbunny

HAPPY VALENTINE’S DAY!!

fevereiro 14, 2011

Vamos de Vinicius porque é um dos meus favoritos!

Soneto de Fidelidade

Vinicius de Moraes

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes, “Antologia Poética”, Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.

A todos eu desejo um excelente Dia dos Namorados!

Beijocas

Dentinhos…

fevereiro 13, 2011

Papai procurou, procurou e achou, os dois primeiros dentinhos de pokbunny ja apontaram, oque explica toda a manha dessa semana, felizmente é só manha mesmo nada de febre ou diarréia até então e como manda a tradição da familia, pok ganhou presentinhos não só do papai e da mamãe (e dentinox) como tb do vovô Edison (meu pai) e agora toda hora papai da uma olhadinha pra ver se os dentinhos estão mais visiveis hahaha, se 2010 Valentine’s weekend teve o primeiro chutinho, 2011 teve os primeiros dentinhos… =)

Que felicidade….

Eu tenho dentinhos e to cansado!

Valentine’s weekend…

fevereiro 11, 2011


Porque além de comemorar duas vezes no ano, esse ano irei comemorar o final de semana INTEIRO com os amores da minha vida, será delicinha como foi ano passado, quando pokbunny nos presenteou com o primeiro chutinho e ficamos os dois bobos esperando mais e mais… alias, esse ano a surpresa veio mais cedo, no inicio da semana qdo ele passou o dia inteiro treinando e assim que o papai chegou do trabalho ele ficou em pé no cercado todo alegre e sorridente, nós os dois bobos, mais uma vez ficamos com os olhos marejados!=)

Vai ter passeios, boa comida, bom vinho e surpresinhas, pok vem junto afinal ele tem pais cangurus que ainda não se sente prontos pra deixa-lo com uma baby sitter (que falta faz ter familia por perto nessas horas, MAS SÓ nessas horas), e depois que ele dormir, a gente comemora mais um pouco!

Nunca me senti mais feliz em toda minha vida, todos os dias agradeço a Deus pela familia maravilhosa que tenho, pelo namorido querido e por esse filhotinho todo esperto e saudável, óbvio que nem tudo são flores e que tem hora que eu fico zonza com tantas novidades e sentimentos, essa semana foi super longa, a excitação do pok é tanta com essa coisa de ficar em pé que era um tal de “levanta-cai-chora-levanta-cai-chora” que qse me deixou louca, até domindo ele estava super inquieto, acordou várias vezes, chorou, reclamou e a certa altura eu tb chorei e reclamei junto, pq tava demais… mas ai, ele aprendeu que não precisa largar o corpo e cair de costas qdo está em pé, que pode simplesmente sentar (e ficou no senta-levanta-senta-levanta no stop), ficou mais tranquilinho e tudo voltou ao normal, pokbunny segue feliz e sorridente, e eu livre pra fazer todo as outras coisas que preciso fazer… porque eu posso até ser preguiçosa, mas minha casinha ta sempre limpa, organizada e meus meninos muito bem arrumados e de barriguinha cheia!

Desejo a todas as queridas um ótimo final de semana.

Beijinhos